É Coordenador de Grupo de Investigação no Dept. I, Professor Honorário na Universidade Técnica de Berlim, Professor por Nomeação Especial na Faculdade de Humanidades da Universidade de Telavive e Investigador Principal no projecto “Images and Configurations in Corpora of University Textbooks”, do Berlin Center for Machine Learning (BZML).
Investiga processos de: 1) emergência de conhecimento científico no que respeita às suas vertentes prática, social e institucional; e 2)de homogeneização do conhecimento científico no âmbito dos Estudos de Património Cultural.
Focado no conhecimento cosmológico, o seu principal projecto de investigação prende-se com a evolução do sistema de conhecimento científico e da consolidação de um conhecimento cientifico partilhado na Europa, no período entre os séculos XIII e XVII. No âmbito deste mesmo projecto co-desenvolve e implementa modelos de rede multicamada (sphaera.mpiwg-berlin.mpg.de). Outro dos focos da sua investigação é estudar a função epistémica de material visual na investigação científica enquadrada em processos de transformação de conhecimento. Neste contexto, co-desenvolve e aplica tecnologias de machine learning.
Como responsável do grupo de trabalho “As Estruturas do Conhecimento Prático” investigou os mecanismos epistemológicos que integram o conhecimento prático e a sua codificação em estruturas abstractas de conhecimento científico durante o período inicial da Época Moderna na Europa (“The Structures of Practical Knowledge”, in Springer Nature, 2017).
Os seus principais projectos dedicam-se ao estudo da ciência de Galileu (“Galileo Engineer”, in Springer, 2010) e da balística de Nicolò Tartaglia (“Metallurgy, Ballistics and Epistemic Instruments: The ‘Nova Scientia’ of Nicolò Tartaglia. A New Edition”, Edition Open Sources, 2013). Afiliado ao Excellence Cluster Topoi, investigou o surgimento da hidromecânica na Antiguidade Clássica (“Hydrostatics and Pneumatics in Antiquity”, in G. L. Irby (ed.), “A Companion to Science, Technology, and Medicine in Ancient Greece and Rome”, Wiley-Blackwell, 2016). Trabalhou nos processos de apropriação de ciência antiga no início da Época Moderna. Foi editor de um número da Nuncius (“Appropriation and Transformation of Ancient Science”, Nuncius, 29, 2014), que contém a sua contribuição para o estudo da apropriação da pneumática antiga através da tecnologia de jardinagem do início de Época Moderna (“Ancient Pneumatics Transformed During the Early Modern Period”, Nuncius, 29, 2014, 127–174, http://pratolino.mpiwg- berlin.mpg.de).
The Max Planck Institute for the History of Science | Berlin
valleriani@mpiwg-berlin.mpg.de