[BIBLIOTECA NACIONAL DIGITAL . https://purl.pt/25565]

 

Este evento pretende abordar a possibilidade de uma visão comparativa entre impérios sobre como, quando e onde as instituições de ensino, de conhecimento técnico e científico, se organizaram. Ao comparar diferentes casos de estudos em campos de conhecimento e transformação ligados ao ambiente construído – engenharia militar, cartografia, entre outros – o objetivo é estabelecer um quadro comparativo do empreendimento político-científico de impérios, através de geografias e tempos.
A conferência propõe uma leitura comparativa entre estruturas formais ou não formais de aprendizagem e habilidades de agência individual, que permite a compreensão das transformações, influências e cruzamentos em diferentes geografias de múltiplas esferas de conhecimento e práticas.

 

Oradores convidados:

Emilie d’Orgeix (École Pratique des Hautes Études PSL)

Historiadora da arquitetura com especialização em história da construção e técnicas. Professora da École Pratique des Hautes Études (PSL University), onde detém uma cátedra de História Cultural das Técnicas (séculos XV-XX). O trabalho estuda as transferências culturais e técnicas entre a arquitetura militar e civil e o planeamento urbano na Europa e nas colónias francesas através de um olhar atento sobre contextos de ensino, produções gráficas, práticas materiais e processos de construção. Entre as suas publicações mais recentes incluem-se um livro sobre o desenvolvimento de atlas cartográficos arquitectónicos e urbanos em França no período da Idade Moderna (co-escrito com Isabelle Warmoes. Paris, Bibliothèque Nationale de France, 2017, 400 páginas) e um ensaio sobre as margens urbanas do início da modernidade explorando o desenvolvimento de servidões militares e apropriações civis em cidades fortificadas francesas (Bruxelas, Mardaga, 2019, 304 páginas). No momento trabalha num projeto de livro em que aborda a noção de demolição pré-programada como um processo construtivo (séculos XVI a XIX).

 

Karel Davids (Vrije Universiteit Amsterdam)

Professor Catedrático Emérito de História Económica e Social na Faculdade de Letras e na Escola de Negócios e Economia da Vrije Universiteit Amsterdam. Trabalha História Global, com foco nos estudos comparativos sobre a circulação de conhecimento, pessoas e bens no início da modernidade, História Marítima e História da Tecnologia. Entre outras publicações em inglês, é o autor de “Global Ocean of Knowledge, 1660-1860” (2020).

 

Programa

O programa da conferência já está disponível. A conferência terá lugar num formato híbrido em lingua inglesa. As sessões são abertas a todos e com inscrição obrigatória.

 

Veja aqui a chamada de propostas de comunicações

 

Comissão Científica:
Alice Santiago Faria (CHAM, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Antonio Sánchez (Universidad Autónoma de Madrid, Espanha)
Beatriz Bueno (Universidade de São Paulo, Brasil)
Fernando Cobos Guerra (MUR – Universidad Alfonso X, Madrid, Espanha)
Isabelle Warmoes ( Musée des Plain-reliefs, Paris, França)
José Omar Moncada Maya (Universidad Nacional Autónoma de México, Mexico)
Jorge Correia (Lab 2PT, Universidade do Minho, Guimarães, Portugal)
Margarida Tavares da Conceição (IHA, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Maria Paula Diogo (CIUHCT, FCT, Universidade Nova de Lisboa, Portugal)
Matteo Valleriani (Max Planck Institute for the History of Science, Berlim, Alemanha)
Pieter Martens (Vrije Universiteit Brussel, Bruxelas, Belgica)
Renata Malcher de Araujo (CHAM, FCSH, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Algarve, Portugal)
Walter Rossa (CES, Universidade de Coimbra, Portugal)

 

Comissão Executiva:
Alice Santiago Faria, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa
Antonieta Reis Leite CES, Universidade de Coimbra
Mafalda Pacheco, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa
Margarida Tavares da Conceição, IHA, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa
Sandra M.G. Pinto, CHAM, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa